Nem tudo o que luz é ouro

Europa

ESPANHA

post de 10 de Julho de 2013

Nen aquí nen en ningures!

Os companheiros galegos, que também procuram resistir a um destrutivo e contaminante projecto mineiro, deram o mote: nen aquí nen en ningures! (nem aqui nem em lado nenhum!)

nen aqui

Tal como nós, lutam contra a abertura de uma mina de ouro, cujo promotor pertence a uma das centenas de empresas canadianas que, mundo fora, exploram recursos geológicos de formas pouco ou nada cuidadosas para com os seus trabalhadores, as pessoas que vivem em redor, o meio ambiente e os diversos patrimónios.

A mina ou nós

Se, na Galiza, o povo se uniu em massa para contestar nas ruas um mega-projecto que, como a mina da Boa Fé, colocaria o território e as suas gentes à mercê do insaciável apetite do capital anónimo, será que em Portugal não poderemos fazer o mesmo? Está a chegar a hora dos brandos costumes ficarem em casa…

(P.D.)

GRÉCIA

ROMÉNIA


5 comentários

  1. Hassen diz:

    contraMINAcción é un grupo de grupos (algúns deles “sacados da manga”) vinculado á política independentista en Galicia, apoiado polo Bloque Nacionalista Galego (BNG) e xentes afíns. É importante sinalar que para nada representa a toda a loita contra a megaminería, senón a un sector fortemente politizado e de ideais excluíntes.

    • acp diz:

      Caro Hassen,
      Desculpe só agora acusar a recepção do seu comentário. Fica claro que a ContraMINAcción não representa toda a luta contra a megamineração. A nós, ela não se apresentou como agrupamento exclusivo, como pode ler nos comentários publicados. Por incapacidade nossa, não pudemos acompanhar a luta contra Corcoesto de mais perto e, muito provavelmente, não seríamos muito sensíveis a questões político-partidárias. Tudo o que sabemos, nos interessa e apraz registar é que vários grupos da Galiza souberam do projecto da Boa Fé, se solidarizaram com a nossa intervenção e se ofereceram para ajudar, sem pedir nada em troca. A todos agradecemos e seguramente que iremos aproveitar o oferecimento para apoiar a luta que, por aqui, não terminou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Comentários recentes

  • acp em
  • acp em